quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Reflexão sobre Alfabetização

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2015/12/o-processo-da-alfabetizacao-na.html


Eleger a linguagem oral como conteúdo da educação infantil é fazer do diálogo um lugar de desenvolvimento e aprendizagem, através da comunicação e interação com o meio onde está inserida. Implica  promover atividades que criem situações de fala, escuta e compreensão da língua através de diferentes textos e situações enunciativas, ampliando as capacidades comunicativas das crianças, de forma significativa e que preserve a naturalidade de conversar, falar e escutar para sua condição de ser  alfabetizado.
Para as crianças, a organização dos conteúdos de Língua escrita na alfabetização, pressupõe uma combinação entre atividades que se repetem e atividades que variam, pois, como grande parte daquilo que a criança deve aprender consiste em procedimentos (ações ordenadas com uma finalidade), é importante que a sequenciação de atividades permita uma reorganização dos conhecimentos. Dessa forma, é preciso estabelecer critérios que possibilitem ao mesmo tempo interagir com as crianças, dando-lhes a oportunidade de perguntar e obter respostas, considerando o nível de complexidade das diferentes atividades como definidor do grau de autonomia possível às mesmas.
No processo de alfabetização, as crianças vivenciam seu processo de aquisição da escrita segundo suas hipóteses que, em geral, estão muito distantes da escrita convencional. Saber interpretar as produções escritas, e compreender a natureza das hipóteses infantis, é um longo aprendizado que permite ao professor identificar esses conhecimentos e intervir para ajudá-las a pensar sobre eles progredindo no que diz respeito à construção da escrita.

Ser alfabetizador é mais do que ensinar letras e sílabas, mais do que traduzir o texto escrito, é, principalmente, compreender que a escrita é um sistema de representação da língua e sua aprendizagem é um conhecimento novo.
Busquei (no link em anexo) embasamento teórico em Emilia Ferreiro, pesquisadora argentina que desenvolveu uma teoria ligada à alfabetização.
Segundo ela, a evolução da escrita passa por algumas etapas nas quais a criança repete, em sua história particular, a história da escrita. Mas é necessário ressaltar que tal evolução não ocorre da mesma  forma para todas as crianças, pois cada uma tem seu ritmo próprio.

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