O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento: quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente; por exemplo: quando se leva a criança a um passeio pela rua, ela está sendo apresentada à construção social dos espaços.
À escola cabe propiciar
o desenvolvimento e a organização desses conhecimentos, convidando a criança a
participar de descobertas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas
capacidades, orientando-a a olhar para um outro lado, dando-lhe oportunidade de
refletir, experimentar e formular hipóteses. É preciso partir das questões
colocadas pelas crianças acerca do espaço comum à todos, oferecendo-lhes novas
perspectivas, para que elas possam avançar na compreensão do conjunto de
relações que explicam as representações inseridas nesse contexto, ou seja, seus
papéis na sociedade mais ampla, mais global.
O ambiente escolar é um
ambiente coletivo, de convivência, discussão, enfrentamento de ideias,
competição e parceria, o que torna ainda mais enriquecedor o processo de
construção do conhecimento de mundo através de suas vivências.
Em relação ao
Conhecimento de Mundo, destacam-se os seguintes eixos: movimento, artes
visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e conhecimento
lógico-matemático. No âmbito de experiência Formação Pessoal e Social,
desenvolvem-se os eixos identidade e autonomia.
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