O assunto professor mediador é de estrema relevância para a área da educação porque muitos valores estão trocados, já não existe o respeito, consideração, tolerância, enfim os princípios de convivência, daí a importância das relações sociais pregadas por Vygotsky.
Desde muito tempo atrás, Vygotsky já preconizava a atuação do professor como mediador, ou seja, aquele que instiga o aluno a aprender.
O professor
mediador precisa estar atento às necessidades de sua turma, a fim de envolver
as crianças em todos os processos de ensino, mantendo-as interessadas, motivadas
e curiosas em suas novas descobertas. A
motivação é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, pois bons
resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que o professor
proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar, comparar,
discutir, rever, perguntar e ampliar ideias.
Porém,
precisamos entender que, ao falarmos sobre a criança como construtor do conhecimento,
não significa que o professor deixará que seus alunos façam apenas aquilo que
desejam a partir de suas contribuições. O fato de estar atento aos interesses de
seus alunos exige do professor pesquisa constante e busca por experiências
significativas, que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos
educandos.
Adequar à metodologia e os recursos de forma que haja a comunicação com os alunos, ao redor do grupo, mostrando-se disponível aos questionamentos, permitindo que as crianças realizem suas descobertas em seu tempo e criando as condições necessárias para que os alunos se apropriem do conhecimento, o professor oferece às crianças a autonomia necessária para a exploração e o desenvolvimento de suas aprendizagens, sendo também, uma forma de fazer da aula um momento propício as trocas de experiências entre professor/aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário