sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Reflexão: Ciências no Currículo Escolar

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2016/11/ciencias-no-curriculo-escolar.html

Os conteúdos pertinentes às áreas das Ciências Naturais estiveram sempre presentes na composição dos currículos das escolas de educação infantil (minha área de atuação), mas restringindo-se, o ensino, na maioria das vezes, à mera transmissão de conceitos, fatos e datas sem a preocupação de desenvolver atitudes individuais e sociais de aprendizagem e procedimentos adequados à pesquisa.
Após o nascimento, a criança começa a interagir e a explorar o meio em que vive e, gradativamente, vai adquirindo autoconsciência e conhecimento do mundo ao seu redor, tornando-se parte integrante desse sistema e futuro agente de transformações.
O ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais e sociais indissociáveis frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, através da interação com o meio físico e social no qual vivem, as crianças aprendem através da observação e da experimentação, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões, ou seja, a descoberta é o contato com o desconhecido e sua revelação. No processo do conhecimento, significa a compreensão das características especificas do objeto de estudo, onde a criança descobre as qualidades que distinguem uma coisa da outra.
A experimentação faz com que a criança desenvolva habilidades motoras, a capacidade de criar, de improvisar e de testar hipóteses, fatores estes que provocam a reflexão.
As atividades de Ciências, quando bem planejadas e elaboradas, constituem momentos ricos no processo de ensino-aprendizagem. É uma disciplina que deve dar margem à discussão, à interpretação e à conclusão dos resultados obtidos, auxiliando na compreensão do conteúdo aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...