Os conteúdos
pertinentes às áreas das Ciências Naturais estiveram sempre presentes na
composição dos currículos das escolas de educação infantil (minha área de
atuação), mas restringindo-se, o ensino, na maioria das vezes, à mera
transmissão de conceitos, fatos e datas sem a preocupação de desenvolver
atitudes individuais e sociais de aprendizagem e procedimentos adequados à
pesquisa.
Após o nascimento, a
criança começa a interagir e a explorar o meio em que vive e, gradativamente,
vai adquirindo autoconsciência e conhecimento do mundo ao seu redor, tornando-se
parte integrante desse sistema e futuro agente de transformações.
O ambiente onde as
crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais e sociais indissociáveis
frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas,
através da interação com o meio físico e social no qual vivem, as crianças
aprendem através da observação e da experimentação, fazendo perguntas e
procurando respostas às suas indagações e questões, ou seja, a descoberta é o
contato com o desconhecido e sua revelação. No processo do conhecimento,
significa a compreensão das características especificas do objeto de estudo,
onde a criança descobre as qualidades que distinguem uma coisa da outra.
A experimentação faz
com que a criança desenvolva habilidades motoras, a capacidade de criar, de improvisar
e de testar hipóteses, fatores estes que provocam a reflexão.
As atividades de Ciências,
quando bem planejadas e elaboradas, constituem momentos ricos no processo de
ensino-aprendizagem. É uma disciplina que deve dar margem à discussão, à
interpretação e à conclusão dos resultados obtidos, auxiliando na compreensão
do conteúdo aplicado.
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