"[...]Ouvir
música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos,
jogos de mão etc. são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto
pela atividade musical além de atenderem a necessidade de expressão que passa
pela esfera afetiva, estética e cognitiva." (Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília,
MEC/SEF, 1998, v.3, p.19, 48 e 58)
Além de ser lúdica, as
letras das músicas, em sua simplicidade, servem de modelo para as crianças em
processo de alfabetização, que, de maneira prazerosa, captam a estrutura das
frases e do pensamento, ao mesmo tempo que se divertem com aspectos sonoros
como os ritmos, as rimas, as aliterações, enriquecem, também, o conteúdo
trabalhado proporcionado pelas figuras de linguagem.
As diversas
possibilidades musicais, favorecem as crianças a expressão verbal para
comunicar-se com seus pares, ou seja, podemos usá-la como atividades
privilegiadas nas quais podemos associá-la a dança, as brincadeiras e os jogos
com movimentos e gestos corporais, proporcionando socialização e integração no espaço escolar.
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