Como e quando se utilizam os números? Os números estão presentes no nosso cotidiano e cumprem funções como contar, numerar, medir e operar. Alguns desses usos são familiares às crianças desde pequenas outros nem tanto.
Brincando, jogando,
cantando, ouvindo histórias, a criança estabelece conexões entre o seu
cotidiano e a Matemática.
Assim como as crianças
ingressam na escola já tendo aprendido muito sobre a linguagem oral e o mundo
físico (contato com os objetos), elas também chegam com uma enorme bagagem de
experiências em matemática. Elas vivem em um mundo de quantidades diárias. Elas
experimentam o grande, o pequeno, o muito, o pouco e o acabou, entre outros
conceitos de classificar, seriar, no seu dia a dia.
De acordo com Piaget, a
criança dá sentido ao mundo pelo desenvolvimento de esquemas. Um esquema é uma
forma integrada de pensar sobre os elementos do mundo.
Piaget (1963) acredita
que:
É suficientemente
sabido que cada operação intelectual está sempre relacionada a todas as outras,
e que seus próprios elementos são controlados pela mesma lei. Cada esquema
está, portanto, coordenado com todos os outros, e constitui em si mesmo uma totalidade
com partes diferenciadas. Cada ato de inteligência pressupõe um sistema de
implicações mútuas e sentidos interconectados (p.7)
A teoria piagetiana
sugere um papel ativo para a educação no desenvolvimento intelectual das
crianças. Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos,
como recitar a seu modo a sequência numérica, fazer comparações entre
quantidades e entre noções numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações
ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com
histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras que poderão ser utilizadas no currículo
da escola.
Referência:
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