quarta-feira, 25 de abril de 2018

Relacionando as teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky


Segundo a teoria Piagetiana, a constante interação entre o individuo e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual do ser humano. A interação leva a uma oscilação contínua entre equilíbrio e desequilíbrio. Quando o equilíbrio se restabelece, tem-se uma adaptação.
A adaptação é, desta forma, constituída por dois processos diferentes, porém indissociáveis: assimilação e acomodação. Desde o nascimento, o sujeito é estimulado pelo mundo externo, experimentando as mais diversas sensações.
Nesta perspectiva, a tarefa educativa não é a difusão de informação, mas a organização de um meio que incite e obrigue as crianças a realizar reorganizações contínuas
Quando a criança consegue incorporar os elementos do mundo às suas estruturas de conhecimento, diz-se que houve assimilação. No entanto, pode acontecer que alguns objetos não se encaixem nas estruturas cognitivas do indivíduo. Diante desta situação, ele terá que se ajustar à ação do objeto sobre suas estruturas, modificando-as, ou mesmo criando outras, até que aconteça a acomodação.
 A teoria psicogenética de Jean Piaget aborda o desenvolvimento cognitivo através de um sistema de transformações contínuas que comportem uma história e evolução de funções psicológicas, que geram mudanças na capacidade de interação com o meio.
O desenvolvimento dessas funções, segundo Piaget, é marcado por períodos que preparam o indivíduo para o estádio seguinte.
Já Vygotsky apresenta a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento e a concepção famosa de "zona de desenvolvimento proximal". O sujeito cria a si mesmo nas relações sociais; sua consciência, de natureza social e cultural, estabelece um contato social do indivíduo com si mesmo e com a realidade.
A principal visão de Vygotsky era desenvolver seu trabalho numa sociedade que procurava eliminar o analfabetismo da criança e do jovem, ou seja, construir um novo paradigma do sujeito.
 Considerar o ser humano como um sujeito da sua própria vida e ao mesmo tempo como processo social, cultural e histórico.
O princípio da origem social é a base dos trabalhos de Vygotsky : "todas as funções do desenvolvimento da criança aparecem duas vezes ou em dois planos. Primeiro no plano social e depois no plano psicológico, primeiro entre pessoas (interpsicológico) e depois no interior da criança (intrapsicológico)". (Vygotsky, 1984)
Com este princípio conseguiremos compreender a qualidade humana destas funções só se compreendermos os instrumentos (signos) e os sinais que as mediam (meios culturais e históricos).
Vygotsky quebra com o tradicional, pois o sujeito não se constitui de fenômenos internos e nem reduz a um reflexo passivo do meio.
Ele enfatiza que a escola é o próprio lugar da psicologia, nela se realizam as funções psíquicas superiores, um verdadeiro laboratório humano, onde a aprendizagem sempre inclui relação entre as pessoas com o mundo sempre mediado pelo outro.
Seus grandes temas são: a criatividade das crianças, o papel do brinquedo, a relação entre linguagem e pensamento, a relação dos conceitos didáticos e científicos e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Sendo fundamental o brincar na primeira infância pelo fato de poder criar situações diversas, de forma que imaginar aquilo que passa despercebido pela criança na brincadeira se torna regra.
Vygotsky teve o propósito de trabalhar para a construção de uma sociedade nova, uma sociedade socialista, onde não existissem bases para uma alienação entre desenvolvimento individual e social.
Apesar do aspecto construtivista aparecer nas duas teorias, podemos dizer que para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora, onde a criança se apodera de um conhecimento se agir sobre ele, pois aprender é descobrir, inventar; já para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro a partir do mecanismo de internalização.
 
Referências:
Texto: Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação - Adrián Oscar Dongo Montoya

Um comentário:

  1. Oi amiga Ester, como vai?

    Parabéns pela postagem, conseguiu estabelecer os principais conceitos do autor de maneira clara e objetiva.
    Forte abraço,
    Nádila.

    ResponderExcluir

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...