segunda-feira, 23 de abril de 2018

Reflexão sobre o contexto educacional atual às tecnologias nas escolas


Na atualidade, os meios tecnológicos estão inseridos na vida dos estudantes e fica claro que a informática não criou apenas um hábito, como também se consolidou como uma importante ferramenta de informação, pesquisa e entretenimento. Estes recursos podem ser aliados à uma prática de educação no modelo de pedagogia relacional, onde o aluno constrói seu conhecimento tendo o professor como mediador do processo. Sendo a aprendizagem um processo que se fundamenta em  projetos de aprendizagens, com formulação de hipóteses, confirmação ou refutação das mesmas e divulgação de resultados,  as tecnologias digitais viabilizam esse processo educacional.

Escola, professores, recursos didáticos, novas tecnologias, todos são, afinal, elementos mediadores entre o aluno e o objeto de estudo. Através dessa mediação, o aluno pode aprender as mais avançadas formas de interagir com a realidade, transformando-a. Infelizmente a educação pública nem sempre consegue ou tem recursos para acompanhar essas tecnologias.

Mas, qualquer que seja a tecnologia adotada pelo professor, estas são um instrumento para a concepção de educação que fundamenta sua prática, ou seja, um professor pode por em prática a metodologia relacional , tendo somente como ferramentas o quadro e o giz, mas dialogando, respeitando e valorizando conhecimentos prévios dos alunos , como pode , dentro de uma Laboratório de Informática, esvaziar de sentido as atividades e torná-las uma ação da pedagogia tradicional, onde a relação do aluno com o conhecimento se processa de uma maneira passiva, controlada, não havendo nem mesmo a interação aluno-objeto do conhecimento.

Este é o grande desafio: a necessidade de educadores em desenvolver aulas diferenciadas que provoquem no aluno a curiosidade e o interesse, introduzindo a tecnologia de forma pedagógica e construtiva.

Acredito que, o trabalho de reestruturação curricular depende fundamentalmente do trabalho do professor, como ele organiza o ambiente, quais seus referenciais de educação e de concepção de mundo e como intervém junto aos seus alunos em relação aos recursos utilizados.

Não se trata de um planejamento central para realizar um atendimento diferenciado, mas sim utilizar os recursos tecnológicos para enriquecer os ambientes de aprendizagem construtivistas, em que cada aluno é um sujeito ativo em interação com os outros.

Conclui-se que, vivemos em uma sociedade em permanente transformação, olhar de diferentes perspectivas na educação não é somente fundamental, mas, absolutamente necessário para  reconhecer a diversidade cultural, ampliando e enriquecendo as diferentes comunidades de aprendizagem e possibilitando, a todos, novas e variadas formas de refletir, construir e viver seu cotidiano pedagógico com abordagens inovadoras e criativas.

Além disso, é necessário diminuir a defasagem entre a educação escolar e o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade atual, quebrando tabus de que o acesso à tecnologia da informação é inviável às classes populares.

        

 

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