Segundo
a teoria Piagetiana, a constante interação entre o individuo e o mundo exterior
é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual do ser humano. A
interação leva a uma oscilação contínua entre equilíbrio e desequilíbrio.
Quando o equilíbrio se restabelece, tem-se uma adaptação.
A adaptação é, desta forma,
constituída por dois processos diferentes, porém indissociáveis: assimilação e
acomodação. Desde o nascimento, o sujeito é estimulado pelo mundo externo,
experimentando as mais diversas sensações.
Nesta perspectiva, a tarefa
educativa não é a difusão de informação, mas a organização de um meio que
incite e obrigue as crianças a realizar reorganizações contínuas
Quando a criança consegue incorporar
os elementos do mundo às suas estruturas de conhecimento, diz-se que houve
assimilação. No entanto, pode acontecer que alguns objetos não se encaixem nas
estruturas cognitivas do indivíduo. Diante desta situação, ele terá que se
ajustar à ação do objeto sobre suas estruturas, modificando-as, ou mesmo
criando outras, até que aconteça a acomodação.
A teoria psicogenética de Jean
Piaget aborda o desenvolvimento cognitivo através de um sistema de
transformações contínuas que comportem uma história e evolução de funções
psicológicas, que geram mudanças na capacidade de interação com o meio.
O desenvolvimento dessas funções,
segundo Piaget, é marcado por períodos que preparam o indivíduo para o estádio
seguinte.
Já Vygotsky apresenta a relação
entre a aprendizagem e o desenvolvimento e a concepção famosa de "zona de
desenvolvimento proximal". O sujeito cria a si mesmo nas relações sociais;
sua consciência, de natureza social e cultural, estabelece um contato social do
indivíduo com si mesmo e com a realidade.
A principal visão de Vygotsky era
desenvolver seu trabalho numa sociedade que procurava eliminar o analfabetismo
da criança e do jovem, ou seja, construir um novo paradigma do sujeito.
Considerar o ser humano como um
sujeito da sua própria vida e ao mesmo tempo como processo social, cultural e
histórico.
O princípio da origem social é a
base dos trabalhos de Vygotsky : "todas as funções do desenvolvimento da
criança aparecem duas vezes ou em dois planos. Primeiro no plano social e
depois no plano psicológico, primeiro entre pessoas (interpsicológico) e depois
no interior da criança (intrapsicológico)". (Vygotsky, 1984)
Com este princípio conseguiremos
compreender a qualidade humana destas funções só se compreendermos os
instrumentos (signos) e os sinais que as mediam (meios culturais e históricos).
Vygotsky quebra com o tradicional,
pois o sujeito não se constitui de fenômenos internos e nem reduz a um reflexo passivo
do meio.
Ele enfatiza que a escola é o
próprio lugar da psicologia, nela se realizam as funções psíquicas superiores,
um verdadeiro laboratório humano, onde
a aprendizagem sempre inclui relação entre as pessoas com o mundo sempre
mediado pelo outro.
Seus
grandes temas são: a criatividade das crianças, o papel do brinquedo, a relação
entre linguagem e pensamento, a relação dos conceitos didáticos e científicos e
a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Sendo
fundamental o brincar na primeira infância pelo fato de poder criar situações
diversas, de forma que imaginar aquilo que passa despercebido pela criança na
brincadeira se torna regra.
Vygotsky teve o propósito de trabalhar
para a construção de uma sociedade nova, uma sociedade socialista, onde não
existissem bases para uma alienação entre desenvolvimento individual e social.
Apesar do aspecto construtivista
aparecer nas duas teorias, podemos dizer que para Piaget, o desenvolvimento se
da de dentro para fora, onde a criança se apodera de um conhecimento se agir
sobre ele, pois aprender é descobrir, inventar; já para Vygotsky, o
desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro a partir do
mecanismo de internalização.
Texto: Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação - Adrián Oscar Dongo Montoya
Oi amiga Ester, como vai?
ResponderExcluirParabéns pela postagem, conseguiu estabelecer os principais conceitos do autor de maneira clara e objetiva.
Forte abraço,
Nádila.