segunda-feira, 2 de abril de 2018

Conceitos e funções da Educação de Jovens e Adultos no Brasil


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa outra e nova possibilidade de acesso ao direito à educação escolar sob uma nova concepção de modalidade diferente de ensino (reparadora),possibilitando aos  indivíduos novas inserções no mundo do trabalho (equalizadora) sob um modelo pedagógico próprio e de organização relativamente recente que passa a ser um direito de todo o cidadão, tendo como princípio a conquista da justiça social contra o analfabetismo(qualificadora).
Assim, redimensionam-se o tipo de conhecimento construído na educação de Jovens e Adultos, para que se apropriem de um saber, que seleciona seus conteúdos na dimensão social, política e cultural.
Esta concepção configura a síntese política que expressa com mais determinação o compromisso histórico com os excluídos, com as classes populares que lutam para superar suas condições de vida precária.
Cabe ao educador, buscar, no âmbito da legislação em vigor, as formas mais adequadas, mais flexíveis, mais criativas de oferecer aos jovens e adultos uma proposta pedagógica que leve em consideração suas potencialidades, suas necessidades, suas expectativas em relação à vida, visando o atendimento às necessidades detectadas ao campo do trabalho.
Devemos abrir um espaço especial, para refletir e avaliar nosso comprometimento, na construção de propostas educativas, para Jovens e Adultos, que não conseguiram concluir seus estudos em tempo hábil, e que sejam capazes de enfrentar os desafios de um novo tempo, que o futuro nos reserva.
O sistema de Ensino, apesar de ter órgãos específicos para orientar e conduzir a formação desta clientela, não consegue, ainda atender totalmente às carências destes que trabalham e desejariam concluir sua formação educacional.
É necessário conscientização e acreditar nas mudanças a essa modalidade de ensino como a EJA destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino em idade correta, sendo o desafio de possibilitar igualdade de condições a todos, fazendo com que retomem seus estudos e tenham o desejo de aprender, já que em contrapartida poderão transformar sua visão de mundo, a fim de melhorar sua própria vida. Ao educador é importante analisar a vivencia de exclusão e entender a escolarização tardia, e a importância da EJA na vida dos sujeitos de modo a não negar educação àqueles que já foram excluídos da escola na idade regular. A educação, enquanto prática social, é produto e produtora dos vários condicionamentos sociais, concorrendo para a emancipação política e econômica do ser humano.
Contudo, para garantir o acesso a EJA é imprescindível à valorização do professor por formação continuada e políticas de incentivo, bem como valorizar o trabalhador-aluno que em outro momento de sua vida percebe na escola um importante espaço de formação humana, o que o faz retornar a ela e propor mudanças necessárias para que se tenha um meio social sem exploração, sem dominação de uma minoria sobre a maioria, a que se deve acrescentar a inexistência de um fluxo suficiente de recursos financeiros, humanos e materiais para a educação básica, no sentido de enfrentar essa imensa evasão escolar.
 
 

 

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