Para
ajudar os alunos autistas na inclusão escolar , é fundamental que a família e
amigos os tratem normalmente, tentando entendê-los em sua forma de ser e assim
tentar ajudá-los, propiciando tratamento em todas as áreas que precisem. O tratamento
é basicamente feito com reabilitação de profissionais especializados em
psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, musicoterapia e
o envolvimento da escola para receber esse aluno.
Antes
de tudo, devemos ter certeza de que estamos lidando com um autista e conhecer
suas principais características. A família tem que participar deste processo,
observando o comportamento da criança que deve servir como sinal nesse
diagnóstico.
Assim, poderemos nos organizar para incluir
esse aluno na turma: construindo regras bem estabelecidas; manter a sala bem
organizada com a mesma distribuição todos os dias dos objetos; manter o máximo
possível a rotina da sala e da escola e quando mudar esta rotina devemos
prepará-lo anteriormente.
O
autista tem tendência a ser insistente, por isso devemos estar preparados para
certos imprevistos. O certo é colocarmos o aluno o mais próximo de nós,
observando se ele está presente no momento que
iniciar uma atividade.
Em
alguns momentos ele irá preferir ficar isolado, pois são bastante apegados ao
passado.
As
atividades podem ser aplicadas através de recursos visuais, coloridos, que
chame a atenção. Seu poder de concentração é pequeno para a realização das
atividades.
Mas
quando formos falar com nosso aluno autista devemos pedir que ele olhe sempre
em nossos olhos.
O
autismo não é um distúrbio do contato afetivo, e sim um distúrbio do
desenvolvimento.
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