domingo, 5 de novembro de 2017

Autismo x Inclusão


Para ajudar os alunos autistas na inclusão escolar , é fundamental que a família e amigos os tratem normalmente, tentando entendê-los em sua forma de ser e assim tentar ajudá-los, propiciando tratamento em todas as áreas que precisem. O tratamento é basicamente feito com reabilitação de profissionais especializados em psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, musicoterapia e o envolvimento da escola para receber esse aluno.
Antes de tudo, devemos ter certeza de que estamos lidando com um autista e conhecer suas principais características. A família tem que participar deste processo, observando o comportamento da criança que deve servir como sinal nesse diagnóstico.
Assim, poderemos nos organizar para incluir esse aluno na turma: construindo regras bem estabelecidas; manter a sala bem organizada com a mesma distribuição todos os dias dos objetos; manter o máximo possível a rotina da sala e da escola e quando mudar esta rotina devemos prepará-lo anteriormente.
O autista tem tendência a ser insistente, por isso devemos estar preparados para certos imprevistos. O certo é colocarmos o aluno o mais próximo de nós, observando se ele está presente no momento que  iniciar uma atividade.
Em alguns momentos ele irá preferir ficar isolado, pois são bastante apegados ao passado.
As atividades podem ser aplicadas através de recursos visuais, coloridos, que chame a atenção. Seu poder de concentração é pequeno para a realização das atividades.
Mas quando formos falar com nosso aluno autista devemos pedir que ele olhe sempre em nossos olhos.
O autismo não é um distúrbio do contato afetivo, e sim um distúrbio do desenvolvimento.
 

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