Como descrito na postagem referência (link em anexo),valores e atitudes integram a proposta pedagógica, quer dizer, pela formação de valores, das atitudes e dos procedimentos em sala de aula, impõe-se a necessidade de uma consistente formação ética e transformadora na relação professor/aluno, sendo a afetividade um componente básico no ensino- aprendizagem. Pois, ela pode dinamizar as interações, facilitar a comunicação, pode afetar os envolvidos, promover e facilitar a união e multiplicar as potencialidades de todos.
A afetividade (facilmente confundida com o afeto que é um processo de rotina que desenvolve durante a convivência, ou seja, adquirido com o tempo) é o combustível das ações.
Para alguns autores ao provocar a curiosidade, se estimula a afetividade, que é a motivação para o conhecimento, como podemos apreciar na teoria de Henri Wallon.
Devemos saber que à afetividade vai muito além de dar carinho ou elogiar; na maioria das vezes, a afetividade é mais percebida pela criança quando o professor valoriza a sua opinião, ouve suas sugestões, observa seu desenvolvimento e demonstra disponibilidade para conversar e ouvir.
Educar é um ato de Amor!
Educar exige amorosidade metódica,
disciplina e cuidado.
Exige uma disciplina intelectual que não se ganha
a não ser praticando. (FREIRE, 1982, p.9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário