Cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de uma prática escolar que estimule e favoreça o "aprender a aprender", um dos pilares da educação contemporânea, argumentados ao longo do texto e vídeos.
A problematização do mundo através da metodologia do Tema Gerador visa a oportunizar, nesse sentido, a construção de um conhecimento inovador ,capaz de captar o dinamismo da realidade e as transformações das práticas pedagógicas entre reflexão e ação.
Para exercer o papel de professor/mediador, é necessário ter conhecimento do aluno, partindo do diálogo em sala de aula; aguçar a construção do conhecimento a partir do cotidiano, da vida real, de experiências, da observação, da análise do ambiente à sua volta e da troca de ideias em grupo. Devemos fugir da realização da atividade pela atividade, propondo experimentos que aliem a ação das mãos e dos sentidos à reflexão. Por isso, é necessário que o professor conheça a metodologia que vai utilizar, saber selecioná-la de acordo com os objetivos que quer alcançar e ter segurança em si mesmo para assumir o sucesso ou o fracasso. Para tanto, é necessário, o uso de materiais práticos e técnicas de ensino funcionais, engajamento, responsabilidade, orientação e ajuda.
Desenvolver um trabalho com temas geradores extraídos da realidade, contribuirá para que o aluno possa induzir conceitos e princípios de maneira que a aprendizagem seja mais durável e significativa, envolvendo toda a pessoa do aluno (sentimento, inteligência, ação), tornando-o sujeito responsável e crítico perante a sociedade.
A ação dialógica dessa proposta caracteriza, pois da discussão em grupo e a canalização positiva dos interesses diferenciados, recriando os saberes a partir de trocas e complementação dos sentidos já constituídos. Porque se concebemos a aprendizagem como a sucessão de aquisições constantes e dependentes da oportunidade que o meio lhe oferece, assumimos o compromisso diante de suas próprias situações e experiências, da qual não há separação entre seres humanos inteligentes e ignorantes.
O ponto de partida, da pedagogia freireana é que todo e qualquer ser humano é detentor de conhecimentos significativos, não importa sua idade, meio social, grau de escolaridade, posição político-econômica, ou outras diferenças reais.
REFERÊNCIAS:
- FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p.89-101.
- A importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15.
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