O processo de ensino
por projeto de aprendizagem possibilita a interação do sujeito com seu meio
físico e social no qual adquire novas estruturas cognitivas ou altera as que já
possui, desenvolvendo algumas habilidades mentais, habilidades de pensamento,
tendo em vista a solução de problemas.
O caráter transformador
da escola é determinado pelo nível de consciência e recursos produtivos de bens
materiais e culturais. Pela prática social e intelectual os sujeitos
aprimoram-se na produção dos conceitos de forma cada vez mais ágil, hoje
potencializada pela tecnologia.
A exploração de
situações concretas, nos dá a oportunidade de escolher alternativas
metodológicas de ensino que sejam mais adequadas ao tipo de aluno e a
consecução dos objetivos. Quer dizer, quanto maior o volume de conceitos
adquiridos, maior o nível de raciocínio e maior capacidade de linguagem.
Desenvolver um
trabalho, a partir do interesse das crianças, sempre foi o meu objetivo,
direcionando a participação efetiva do aluno a produção de informações
significativas com outras situações do cotidiano.
Com certeza, a possibilidade de trabalhar com projetos na sua sala de
aula, tornará qualquer atividade mais atraente, conduzindo o aluno à ação, transformando-o
em ser ativo que idealiza e executa seu próprio trabalho, despertando interesse
e valorizando as suas próprias ações.
Entretanto,
a abordagem pedagógica em decorrência da ampliação dos recursos informáticos na
educação, vem a contribuir para o enriquecimento interdisciplinar mais
inovadora e criativa, em um olhar de diferentes perspectivas junto aos alunos
na construção compartilhada do saber.
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