quinta-feira, 7 de junho de 2018

Reflexão sobre Avaliação

A avaliação é necessária e importante para reorganizar o processo, gerar novos desafios e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Na realidade brasileira, a avaliação toma especial relevo, dado os já conhecidos altos níveis de reprovação e evasão que nela ocorrem e que, sem dúvida, passam pelos resultados da avaliação; seja ela a avaliação formal que se consubstancia numa nota ou conceito que visa a promoção ou reprovação do aluno, seja avaliação informal que o professor desenvolva durante suas aulas, através de comentários não verbais que carregam uma conotação de julgamento, ou seja, classificatória voltada para o aspecto disciplinador e punitivo. Como vimos nas charges disponibilizadas para estudo.
Para Luckesi (2002, p.81) a avaliação:
[...] deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem. Se é importante aprender aquilo que se ensina na escola, a função da avaliação será possibilitar ao educador condições de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista poder trabalhar com ele para que saia do estágio defasado em que se encontra e possa avançar em termos dos conhecimentos [...].
Avaliar é uma ação que exige muitas informações que vão servir de subsídios para uma análise reflexiva, considerando-se todo o contexto, os critérios preestabelecidos, as finalidades educativas, as concepções que estão por trás e, sobretudo, os valores em questão, resultante de um processo sistemático de reflexões sobre a prática, fundamentada nas evidências dos dados da realidade escolar.
Sendo assim, através de uma ação avaliativa mediadora (prática em construção), os alunos terão oportunidade de expressar suas ideias em muitos momentos; discutir a partir de situações desencadeadoras; realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas e o professor poderá procurar entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos através de investigação teórica.
Nesse sentido, todas as conclusões do aluno têm valor. Se elas não estiverem de acordo com o saber científico, devemos aproveitar esta oportunidade para avançar e incentivar novas descobertas. Pedagogicamente, avaliar é dar valor, valorizar, objetivando o aperfeiçoamento da capacidade criativa e construtora.
Mas, se os resultados esperados não forem satisfatórios, há que se rever o planejamento, o processo produtivo e o desempenho de todas as pessoas envolvidas e não simplesmente condenar o aluno, rotulando-o como sendo incapaz de produzir conhecimento.
Enfim, ao professor cabe auto-avaliar-se, analisar os efeitos do seu trabalho, as dificuldades e as necessidades de mudanças na forma de atuar, nas relações com os demais e sua própria postura pedagógica, objetivando sua compreensão e melhoria.
REFERÊNCIA
FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002

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