A
cidadania plena passa pelo conhecimento e pela incorporação da tecnologia nas
inovações pedagógicas. O foco da escola é a ciência, produção humana
determinada historicamente por fatores sociais e culturais, nos quais interfere
na ruptura paradigmática permitindo mudanças na forma de entender e valorizar o
conhecimento de forma prática. Desta forma, o conhecimento é o mais eficiente
instrumento do sujeito, sem o qual não é possível alcançar o êxito pessoal e
coletivo. A educação e o conseqüente desenvolvimento tecnológico são o meio de
compreensão e transformação da realidade material (natureza/ determinismo) e da
sociedade, rompendo com as formas tradicionais de ensinar e aprender, que são
constituídas através da repetição, memorização e padronização. Assim, abrem-se
novos conceitos de estruturas mentais e experimentais (modelos matemáticos
inseridos em todas as áreas científicas).
Podemos observar que é intima a relação entre escolaridade e desenvolvimento
tecnológico como recurso na prática pedagógica, ou seja, resultam na reflexão
da complexidade dos fenômenos naturais e socioculturais no reconhecimento do
indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como
princípios epistemológico empirista direcionado as descoberta por experiências
e autonomia do educando. Ela permeia a nossa função social e a cultura,
incluindo sua importância na produção dos conceitos e valores com caráter
globalizado, constituindo princípios positivistas da ciência moderna, buscando
o conhecimento a partir das experiências, especialmente na formação de idéias.
Os avanços tecnológicos tornaram o
mundo mais acessível. Por sua vez, impõe-se hoje uma nova concepção de
história, de sociedade e, portanto de homem, o que implica um novo conceito de
escola e seu papel social em todas as esferas nas relações humanas:
instituições, fábricas, indústrias, espaços de lazer, etc. As fronteiras da
ciência e da tecnologia estão dando lugar à globalização da produção e da
cultura escolar com acesso a objetos técnicos, tempo e lugar, incorporados a
pesquisas para a inserção do ensino-aprendizagem na era digital.
Apesar da escola não ter razão de ser em si mesmo e para si mesmo, o
sucesso do educando depende muito do que se produza na sala de aula. Melhorias significativas e inovadoras na
educação resultam e fomentam melhorias significativas na sociedade. Por isso, a
escola constituiu-se em espaço privilegiado para erigir uma ordem pautada no
esforço para descobrir níveis mais elaborados de entendimento e atuação para
além dos muros escolares.
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