quarta-feira, 13 de junho de 2018

Inovações Pedagógicas


A cidadania plena passa pelo conhecimento e pela incorporação da tecnologia nas inovações pedagógicas. O foco da escola é a ciência, produção humana determinada historicamente por fatores sociais e culturais, nos quais interfere na ruptura paradigmática permitindo mudanças na forma de entender e valorizar o conhecimento de forma prática. Desta forma, o conhecimento é o mais eficiente instrumento do sujeito, sem o qual não é possível alcançar o êxito pessoal e coletivo. A educação e o conseqüente desenvolvimento tecnológico são o meio de compreensão e transformação da realidade material (natureza/ determinismo) e da sociedade, rompendo com as formas tradicionais de ensinar e aprender, que são constituídas através da repetição, memorização e padronização. Assim, abrem-se novos conceitos de estruturas mentais e experimentais (modelos matemáticos inseridos em todas as áreas científicas).
Podemos observar que é intima a relação entre escolaridade e desenvolvimento tecnológico como recurso na prática pedagógica, ou seja, resultam na reflexão da complexidade dos fenômenos naturais e socioculturais no reconhecimento do indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como princípios epistemológico empirista direcionado as descoberta por experiências e autonomia do educando. Ela permeia a nossa função social e a cultura, incluindo sua importância na produção dos conceitos e valores com caráter globalizado, constituindo princípios positivistas da ciência moderna, buscando o conhecimento a partir das experiências, especialmente na formação de idéias.  
Os avanços tecnológicos tornaram o mundo mais acessível. Por sua vez, impõe-se hoje uma nova concepção de história, de sociedade e, portanto de homem, o que implica um novo conceito de escola e seu papel social em todas as esferas nas relações humanas: instituições, fábricas, indústrias, espaços de lazer, etc. As fronteiras da ciência e da tecnologia estão dando lugar à globalização da produção e da cultura escolar com acesso a objetos técnicos, tempo e lugar, incorporados a pesquisas para a inserção do ensino-aprendizagem na era digital.
Apesar da escola não ter razão de ser em si mesmo e para si mesmo, o sucesso do educando depende muito do que se produza na sala de aula.   Melhorias significativas e inovadoras na educação resultam e fomentam melhorias significativas na sociedade. Por isso, a escola constituiu-se em espaço privilegiado para erigir uma ordem pautada no esforço para descobrir níveis mais elaborados de entendimento e atuação para além dos muros escolares.

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