Após, realizar meu estágio obrigatório em uma turma da Educação Infantil percebi que temos um leque alternativo de metodologias que envolvem a proposta pedagógica na sala de aula, e podemos investigar qual o melhor método que se enquadra nesse processo.
Nessa investigação resolvi desenvolver meu trabalho não com temas geradores, mas sim com projetos de aprendizagem, não descartando a possibilidade de futuramente retornar a refletir sobre temas geradores como ação educativa.
Em sala de aula, os
projetos são formas de trabalhos que envolvem variados conteúdos e organizam-se
em torno de um produto final compartilhado com as crianças. Eles
caracterizam-se por serem propostas que favorecem a aprendizagem significativa,
pois sua estrutura cria muita motivação e conseqüente interesse. Eles não
partem de um tema, mas sim de uma questão-problema que busca ser resolvida por
meio das pesquisas e informações que o grupo vai adquirindo no decorrer do
processo. Uma característica importante é partir de questões que surjam no
grupo e que decorram da vida da comunidade onde a criança está inserida. O
professor conduz o processo de aprendizagem na função de um questionador em
potencial e o grupo vai buscando soluções para resolver os questionamentos.
Segundo Lúcia Helena Alvarez Leite:
“ Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, nessa perspectiva, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer. É um ser humano que está desenvolvendo uma atividade complexa e que nesse processo está se apropriando, ao mesmo tempo, de um determinado objeto do conhecimento cultural e ser formando como sujeito cultural”.(1998)
A construção de conhecimentos está integrado às práticas em que os alunos aprendem participando. Nesse contexto desenvolvi um projeto que veio ao encontro das necessidades da turma e aos poucos cada aluno foi alcançando os objetivos relacionados com a proposta.
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