A relação entre visão de mundo e natureza
aborda muitas definições sobre o que é sustentável. A mais apropriada diz que “o
sistema em que vivemos deve satisfazer nossas necessidades de crescimento e
manutenção e o excedente deve ser utilizado para reinvestimento” (UNESCO,
2002). Ou seja, o foco deve ser satisfazer nossas necessidades presentes sem
comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas.
Os
cientistas avisam que nosso modo de vida é insustentável. Estamos esgotando os
recursos, poluindo as águas e degradando as terras que por muitos anos foram
cuidadas por comunidades indígenas que preservavam a manutenção da diversidade
de plantas e animais. Hoje, a falta de planejamento e organização ambiental
está atingindo todos os povos do mundo, dando a sensação de desespero sobre a
situação do meio ambiente. Precisamos lembrar constantemente que nossas
crianças herdarão a responsabilidade de cuidar da terra. Por isso, a educação
ambiental de hoje deve ser construída sobre a curiosidade natural das crianças
e sobre o entusiasmo pela exploração, com programas que descubram a natureza
pela ciência, tecendo com a investigação prática e encorajando a avaliação
crítica dos problemas e das soluções. Passando às crianças a responsabilidade
de algo concreto para fazer no mundo, expressamos nossa confiança na capacidade
de trabalhar, de resolver problemas de forma criativa e cooperativa,
incentivando o desenvolvimento de valores que orientarão e motivarão para
estilos de vida sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário