Relatório Mercadinho
Secos e Molhados - Classificação
(Registro da atividade)
O encarte disponibilizado na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais com os produtos de mercado, foram xerocados e distribuídos para as crianças. Pedi que todos recortassem os produtos porque iríamos fazer algumas compras através do jogo da memória e depois organizar as gravuras dos produtos em envelopes.
1ªcriança:
Classificou por ser parecido,
embalado em saco plástico: farinha de trigo, açúcar, feijão, arroz, bolacha,
algodão.
Classificou gêneros que podem ir
para a geladeira: água sem gás, ovos, massa(pote), linguiça, espaguete caseiro,
suco de uva, iogurte, frango, cebola picada, banana.
Classificou por utilidade: panela
de pressão, fósforo (segundo a criança se acender o fósforo no fogão, acende o
gás e cozinha o que tem na panela), balde e guardanapo de papel serve para
fazer limpeza.
Por que organizou assim?Porque todos os produtos separados combinam onde vão ser guardados.
Ex.: Não tem como guardar o iogurte fora da geladeira porque vai estragar e a água vai ficar quente.
Teria como organizar de outra forma?
Acho que não...(pensativo). Se mexer não iria dar certo.
2ªcriança:
Separou os produtos classificando
grupos de 6 em 6 sem usar critérios ou características de cada um.Formou três grupos de 6 elementos e sobrou 2 elementos.
Por que organizou assim?
Fica melhor para guardar nos envelopes.
Perguntei: Mas e os dois que ficaram de fora?
Teria como organizar de outra forma?
Se juntar o que sobrou fica 7 por 7 e um por 6 nos envelopes.
Desde
pequenas, através da interação com o meio físico e social no qual vivem, as
crianças aprendem através da observação e da experimentação, fazendo perguntas
e procurando respostas as suas indagações e questões.
Há uma grande
variedade de objetos e materiais presentes no meio no qual a criança está
inserida: objetos com diferentes características comuns até ao agrupamento de
seres que desenvolvem entre si características próprias e de acordo com sua
classificação organizamos por classes.
Ciências é a
base para a produção de conhecimento que separa, organiza nomeia e classifica o
objeto estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário