segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Classificar é fazer ciências?


Relatório Mercadinho Secos e Molhados - Classificação

 
Faixa etária: 6 anos - Turma JB

(Registro da atividade)
O encarte disponibilizado na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais com os produtos de mercado, foram xerocados e distribuídos para as crianças. Pedi que todos recortassem os produtos porque iríamos fazer algumas compras através do jogo da memória e depois organizar as gravuras dos produtos em envelopes.
1ªcriança:
Classificou por ser parecido, embalado em saco plástico: farinha de trigo, açúcar, feijão, arroz, bolacha, algodão.
Classificou gêneros que podem ir para a geladeira: água sem gás, ovos, massa(pote), linguiça, espaguete caseiro, suco de uva, iogurte, frango, cebola picada, banana.
Classificou por utilidade: panela de pressão, fósforo (segundo a criança se acender o fósforo no fogão, acende o gás e cozinha o que tem na panela), balde e guardanapo de papel serve para fazer limpeza.
Por que organizou assim?
Porque todos os produtos separados combinam onde vão ser guardados.
Ex.: Não tem como guardar o iogurte fora da geladeira porque vai estragar e a água vai ficar quente.
Teria como organizar de outra forma?
Acho que não...(pensativo). Se mexer não iria dar certo.

 2ªcriança:
Separou os produtos classificando grupos de 6 em 6 sem usar critérios ou características de cada um.
Formou três grupos de 6 elementos e sobrou 2 elementos.
Por que organizou assim?
Fica melhor para guardar nos envelopes.
Perguntei: Mas e os dois que ficaram de fora?
Teria como organizar de outra forma?
Se juntar o que sobrou fica 7 por 7 e um por 6 nos envelopes.

 
Classificar é fazer ciências?
Desde pequenas, através da interação com o meio físico e social no qual vivem, as crianças aprendem através da observação e da experimentação, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Há uma grande variedade de objetos e materiais presentes no meio no qual a criança está inserida: objetos com diferentes características comuns até ao agrupamento de seres que desenvolvem entre si características próprias e de acordo com sua classificação organizamos por classes.
Ciências é a base para a produção de conhecimento que separa, organiza nomeia e classifica o objeto estudado.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...