Assim como as histórias, em sala de aula, a música, também, faz parte do lúdico na escola entendida com a importância que tem no contexto da cultura humana.
A música expressa diferentes emoções e estados de ânimo, acompanhando as mais diversas situações: é presença marcante e obrigatória em festas e comemorações.
Cantos, brincadeiras de roda, parlendas, trava-línguas, eram e são ainda, parte importante do brincar, parte da cultura da criança. Ainda que tenham sido substituídos, em muitos contextos, pela música veiculada pela mídia, pode-se afirmar que, de uma maneira ou outra, a música sempre esteve, e está, presente na vida da criança e no dia a dia da educação.
Por meio da linguagem musical, trabalhamos no sentido de contribuir para que o processo de crescimento e conhecimento do mundo aconteça de modo sensível e harmônico.
A linguagem musical tem, em sua essência, um caráter lúdico, já que implica jogo de relações entre sons e silêncios. De forma ativa e contínua, a aprendizagem musical integra prática, reflexão e conscientização, encaminhando a experiência para níveis cada vez mais elaborados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário