terça-feira, 21 de maio de 2019

Reflexão: Construção da Escola Cidadã

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2018/03/construcao-da-escola-cidada.html


Entendo que a Educação Popular/Escola Cidadã diz respeito a uma proposta educacional inserida em um projeto de mudança, voltado para a organização e radicalização dos movimentos populares contra qualquer tipo de subordinação e exploração. Para isso, a escola deverá estar organizada como um espaço democrático onde, através do diálogo, do questionamento crítico, baseado na relação de aluno/professor como sujeito/agente, a educação fortalece e dá voz às pessoas e aos grupos sociais; com esse tipo de educação, o estudante se forma como um agente ativo, capaz de participar em todas as áreas da vida pública partindo de suas experiências no contexto escolar.
“Temos de analisar que nunca a infância e a juventude deste país tiveram acesso a tanto saber quanto têm hoje, nunca teve a escola brasileira profissionais tão qualificados quanto tem hoje, nunca tiveram material didático, produzido pelos próprios profissionais da escola, como temos hoje. Temos de mostrar à elite que a seu contra gosto, o direito popular à educação e à cultura está muito mais próximo de ser garantido do que nos tempos que tiveram hegemonia, que as forças democráticas foram mais competentes em poucas décadas do que eles em séculos para criar espaços públicos de direitos.
Temos de enfatizar que é em nome desses avanços e não da crise na educação que defendemos a escola pública que construímos, como defendemos a figura do professor que tanto valorizamos com nossas lutas, e nossas práticas eficientes e qualificadas.”(Miguel Arroyo, 1995)
Referências:
ARROYO, Miguel. Da escola carente à escola possível. São Paulo, Loyola, 1995.



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