Entendo que a Educação
Popular/Escola Cidadã diz respeito a uma proposta educacional inserida em um
projeto de mudança, voltado para a organização e radicalização dos movimentos
populares contra qualquer tipo de subordinação e exploração. Para isso, a
escola deverá estar organizada como um espaço democrático onde, através do
diálogo, do questionamento crítico, baseado na relação de aluno/professor como
sujeito/agente, a educação fortalece e dá voz às pessoas e aos grupos sociais;
com esse tipo de educação, o estudante se forma como um agente ativo, capaz de
participar em todas as áreas da vida pública partindo de suas experiências no
contexto escolar.
“Temos de analisar que nunca a
infância e a juventude deste país tiveram acesso a tanto saber quanto têm hoje,
nunca teve a escola brasileira profissionais tão qualificados quanto tem hoje,
nunca tiveram material didático, produzido pelos próprios profissionais da
escola, como temos hoje. Temos de mostrar à elite que a seu contra gosto, o
direito popular à educação e à cultura está muito mais próximo de ser garantido
do que nos tempos que tiveram hegemonia, que as forças democráticas foram mais
competentes em poucas décadas do que eles em séculos para criar espaços
públicos de direitos.
Temos
de enfatizar que é em nome desses avanços e não da crise na educação que
defendemos a escola pública que construímos, como defendemos a figura do
professor que tanto valorizamos com nossas lutas, e nossas práticas eficientes
e qualificadas.”(Miguel Arroyo,
1995)
Referências:
ARROYO, Miguel. Da escola carente à escola possível.
São Paulo, Loyola, 1995.
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