quinta-feira, 28 de março de 2019

Reflexão: Qual Professor Nós Queremos Ser?

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2017/08/qual-professor-nos-queremos-ser.html#comment-form

Texto de estudo: O Menino e a Escola
Quando se pensa em aprendizagem, é preciso deixar claro qual nossa concepção sobre este conceito. Segundo Piaget, há uma diferença clássica entre desenvolvimento e aprendizagem, na qual a primeiro é um processo quase que natural e bem amplo, enquanto que o segundo é algo mais específico. A sala de aula, o espaço escolar, devido as interações e, principalmente, devido às possibilidades de intervenção do educador, deverá ser um local privilegiado para que as situações de aprendizagem aconteçam de forma espontânea, num clima de segurança e afetividade, vivenciando experiências de livre expressão e escolhas, partindo da criança nas mais variadas atividades.
Planejar a ação pensando no educando garante, com margem de segurança, a eficiência do processo de aprendizagem de forma criativa e lúdica.

Reflexão de Rubem Alves

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2017/05/reflexao.html#comment-form

"Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar 
pelo mar desconhecido".   Rubem Alves

Num mundo de contradições e injustiças sociais, uma educação que estimule o aspecto mais sensível do ser é de extrema importância. A escola deve oferecer condições para que a aprendizagem ocorra com atividades cotidianas, como as brincadeiras, e também, naquelas provocadas por situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pelo educador, tornando-as significativas e questionadoras.
Esse processo de construção de aprendizagens significativas requer da criança uma intensa atividade interna, pois consiste em estabelecer relações entre o que a criança já sabe e aquilo que é novo, instigando as perguntas para o desconhecido, ou seja, aguça a curiosidade infantil, gerando novas posturas na construção e transformação de sua própria realidade.



Reflexão Eixo IX- Práticas Pedagógicas em Movimento

https://contribuirparaaprendizagem.blogspot.com/2017/05/praticas-pedagogicas-em-movimento.html

Caro leitor,
Durante o processo de escrita de meu blog, no Eixo IX, estarei realizando algumas reflexões das postagens que compartilhei com vocês, acrescentando comentários para estudo de  ações pedagógicas em sala de aula.
 Ao refletir sobre a postagem "Práticas Pedagógicas em Movimento" (15/05/2017), busquei em Jean Piaget a perspectiva de que o meio precisa desafiar e problematizar a ação e o pensamento infantil (área de minha atuação), para que a criança avance em suas formas de estruturar, organizar e interpretar o vivido, atribuindo-lhe melhores significados em suas aprendizagens e descobertas.
Daí a importância das atividades desenvolvidas serem envolventes e dinâmicas, proporcionando a criança à interação e a construção crítica do pensamento e da ação na sala de aula com práticas em movimento e inovadoras.
 Assim, é interagindo com o seu próximo, cooperando com os colegas, ao trocar ideias e ao coordenar diferentes pontos de vista, para solucionar pequenas situações problemas que a criança desenvolve sua autonomia intelectual e constrói, progressivamente, o conhecimento lógico matemático, a linguagem, a expressão oral, a motricidade e outros, por meio de interações em diferentes situações e apropriação de ideias adequadas ao seu social.
As práticas pedagógicas deverão propiciar uma ação na qual efetive a construção do conhecimento e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento através de curiosidade, criatividade, crítica construtiva numa ação prazerosa, desafiadora, original e lúdica.

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...