segunda-feira, 15 de maio de 2017

Práticas Pedagógicas em Movimento

Viajar na educação me permite pesquisar e inovar através de novas leituras...
 
Aos alunos cabe a responsabilidade pela aquisição do conhecimento, e ao professor compete estimular e guiar convenientemente os potenciais da vontade e do raciocínio do educando.
Eis aqui o grande desafio do educador, todos os dias, em sala de aula, com a finalidade de motivar seus alunos. Modernamente, diria como Comenius: docentes ensinem menos e discentes aprendam mais. Esse é o caminho para o autodidatismo. O Dr. Ermelino João Pugliese dizia: "fácil de aprender, difícil de esquecer". Esta sua forma de pensar nos conduz a refletirmos quanto a inovação em cada aula que ministramos. Ao ensinar, o educador potencializa a inteligência e, quando conduz seus alunos à prática do que ensinou na escola ou através de trabalhos extras, está desenvolvendo a vontade. Toda atividade em sala de aula, ou extraclasse, desenvolve no aluno a inteligência e a emoção, porque é nesse momento que coloca em ação a sua vontade. Esta é a práxis pedagógica.
 
Entrevista com Dirceu Moreira (Psicólogo, Pedagogo, Doutor Honoris Causa em Psicologia da Relações Humanas: Conferencista e Consultor em educação e relações humanas).
Trecho retirado da Revista Aprendizagem ( a revista da prática pedagógica- Ano 5 nº22/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...