No decorrer do curso, tive a oportunidade de refletir sobre minha prática em sala de aula, em especial, o papel do jogo na Educação Infantil.
O jogo inclui uma rica variedade de coisas interessantes para observar, organizando um mundo no qual as crianças podem aprender por meio da brincadeira e modificando suas ações para aumentar seu valor educativo.
Os jogos constituem um fator importantíssimo
para o desenvolvimento intelectual, motor e afetivo das crianças, pois permitem
que elas entendam o mundo, expressando suas ações, sentimentos e ideias.
Participando de jogos, as crianças aprendem a conhecer e dominar a realidade,
orientando-se no espaço e no tempo. Jogando, desempenham papéis, sentem
emoções, cooperam entre si e amadurecem num ambiente de aceitação e
colaboração.
Conforme o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil:
"O jogo pode se tornar uma estratégia didática quando as situações
são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de
aprendizagem,isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma
relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário haver uma
intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas
pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo
atividades que lhe são decorrentes."
Os professores devem modificar os
jogos de forma que se harmonizem com o modo de pensar das crianças, devendo
reduzir suas interferências, encorajando a cooperação entre as crianças e
levando-as ao desenvolvimento de novas experiências.
(RCNEI: Conhecimento de Mundo.
Brasília, MEC/SEF, 1998, v.3, p.211)
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