terça-feira, 10 de outubro de 2017

Teoria psicogenética de Jean Piaget

Segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento da criança aparecem em uma ordem necessária. Esses estágios não podem ser queimados, pois um prepara o outro e são construídos sobre estruturas anteriores.
O desenvolvimento se dá a partir da relação entre o sujeito (com sua carga genética e sua história pessoal) e o meio onde está inserido (objetos, valores morais e existência do outro).
A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage.
Segundo a teoria piagetiana, a espiral do conhecimento, se dá na constante interação entre o indivíduo e o mundo exterior, pelo qual se desenvolve o processo intelectual do ser humano. A interação leva a uma oscilação continua entre equilíbrio e desequilíbrio. Quando o equilíbrio se restabelece, tem-se uma adaptação.
Na questão da aprendizagem, esses estágios podem favorecer, ao professor, o conhecimento sobre a criança, seu desenvolvimento e sua forma de aprender, criando uma proposta pedagógica, que aproveita os recursos que a criança mesmo oferece, para que esta aprendizagem aconteça de forma mais prazerosa.
Nesse sentido é preciso abranger todos os estágios do desenvolvimento cognitivo do ser humano: Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal.
É preciso integrar todos os estágios para que ocorra a aprendizagem, isto é, deve existir uma conexão entre eles.
Refere-se ao domínio da razão, da inteligência, compreensão desde simples informações, conhecimentos específicos, intelectuais, até ideias, princípios, habilidades mentais, análise, síntese e aplicação.

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