domingo, 17 de setembro de 2017

Consciência Social

É bastante comum vermos pessoas que não concordam em determinados assuntos, como religião, política, moral, etc. Isso ocorre porque elas têm escalas de valores diferentes umas das outras. É a chamada crise de valores; como as normas morais estão sempre mudando, os indivíduos sentem-se inseguros ao tomar decisões individuais.
O problema é que não estamos acostumados a refletir e buscar o "porquê" de nossas escolhas, dos comportamentos, dos valores. Agimos por força do hábito, dos costumes e da tradição, tendendo a naturalizar a realidade (social e política), considerando normal conviver lado a lado as mansões e os barracos, as crianças e os mendigos nas ruas; achando que inteligente e esperto levar vantagem em tudo e considerando como sendo tolo aquele que procura ser esperto.
Como devo agir perante os outros? Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida.

Um comentário:

  1. Ester, cada ser humano é um ser único, formado pelos seus valores e tradições. Cabe a cada um agir de acordo com eles e para que tenhamos um bom convívio, devemos ter respeito pelo outro. Ouvir, dialogar e respeitar o posicionamento de cada um.
    Abraços

    ResponderExcluir

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...