sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Pensando em Inclusão

A partir da leitura da Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE e segundo o relatório da ONU, todo mundo se beneficia da educação inclusiva.
Relacionamos algumas vantagens:
*Para os estudantes com deficiência:
- aprendem a gostar da diversidade;
- adquirem experiência direta com a variedade das capacidades humanas;
- demonstram crescente responsabilidade e melhor aprendizagem através do trabalho em grupo, com outros deficientes ou não;
- ficam mais bem preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada, entendem que são diferentes, mas não são inferiores.
*Para estudantes sem deficiência:
- têm acesso a uma gama bem mais ampla de papéis sociais;
- perdem o medo e o preconceito em relação ao diferente, desenvolvem a cooperação e a tolerância;
- adquirem grande senso de responsabilidade e melhoram o rendimento escolar;
- são melhor preparados para a vida adulta porque desde cedo assimilam que as pessoas, as famílias e os espaços sociais não são homogêneos e que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano.
Como vimos, as soluções não dependem única e exclusivamente dos sujeitos envolvidos com o problema da inclusão e exclusão, mas também da comunidade e de uma política educacional governamental que seja justa e adequada, no sentido de promover condições para o trabalho educacional.
Não precisamos de laudos médicos , mas sim parcerias com órgãos de atendimentos especializados, que estimulem o processo de ação social que nos é atribuída.
Para tanto, é necessário preparar a escola para incluir nela o aluno especial, e não excluí-lo.
Acredito que a escola deve buscar contribuir para a transformação da realidade, na qual o fator educativo é um componente do processo cidadão, oportunizando o diálogo no espaço escolar, onde nos permite vivenciarmos, discutirmos e refletirmos as condições de participação e de aprendizagem dos alunos portadores de necessidades espaciais.
Referência:
Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE. Disponível em:



Um comentário:

  1. Ester, concordo com você quando pontua que a escola deve de estar preparada para a inclusão, além de procurar parcerias de profissionais que os auxiliem, devem preparar a escola como um todo, não somente na parte fisica, mas na parte humana, professores, funcionários, alunos, pais, enfim toda a comunidade escolar, porque se não tivermos conscientização torna-se exclusão e sofrimento para estes alunos e familiares.
    Abraços

    ResponderExcluir

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...