A
partir da leitura da Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE e segundo o relatório da ONU, todo
mundo se beneficia da educação inclusiva.
Relacionamos algumas vantagens:
*Para os estudantes com deficiência:
- aprendem a gostar da diversidade;
- adquirem experiência direta com a
variedade das capacidades humanas;
- demonstram crescente
responsabilidade e melhor aprendizagem através do trabalho em grupo, com outros
deficientes ou não;
- ficam mais bem preparados para a
vida adulta em uma sociedade diversificada, entendem que são diferentes, mas
não são inferiores.
*Para estudantes sem deficiência:
- têm acesso a uma gama bem mais ampla
de papéis sociais;
- perdem o medo e o preconceito em
relação ao diferente, desenvolvem a cooperação e a tolerância;
- adquirem grande senso de
responsabilidade e melhoram o rendimento escolar;
- são melhor preparados para a vida
adulta porque desde cedo assimilam que as pessoas, as famílias e os espaços
sociais não são homogêneos e que as diferenças são enriquecedoras para o ser
humano.
Como vimos, as soluções não dependem
única e exclusivamente dos sujeitos envolvidos com o problema da inclusão e
exclusão, mas também da comunidade e de uma política educacional governamental
que seja justa e adequada, no sentido de promover condições para o trabalho
educacional.
Não precisamos de laudos médicos , mas
sim parcerias com órgãos de atendimentos especializados, que estimulem o
processo de ação social que nos é atribuída.
Para tanto, é necessário preparar a
escola para incluir nela o aluno especial, e não excluí-lo.
Acredito que a escola deve buscar
contribuir para a transformação da realidade, na qual o fator educativo é um
componente do processo cidadão, oportunizando o diálogo no espaço escolar, onde
nos permite vivenciarmos, discutirmos e refletirmos as condições de
participação e de aprendizagem dos alunos portadores de necessidades espaciais.
Referência:
Nota Técnica
04/2014 do MEC/SECADI/DPEE. Disponível em:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2177366/mod_resource/content/1/Nota%20T%C3%A9cnica%20n%C2%BA%20042014.pdf Acesso
em 22 de setembro 2017.
Ester, concordo com você quando pontua que a escola deve de estar preparada para a inclusão, além de procurar parcerias de profissionais que os auxiliem, devem preparar a escola como um todo, não somente na parte fisica, mas na parte humana, professores, funcionários, alunos, pais, enfim toda a comunidade escolar, porque se não tivermos conscientização torna-se exclusão e sofrimento para estes alunos e familiares.
ResponderExcluirAbraços