Numa sociedade moderna,
caracterizada pela revolução eletrônica vinculada ao processo produtivo, ficará
comprometida a pedagogia que não assuma a incorporação tecnológica como um dos
recursos educacional. Embora a tecnologia seja um recurso, seu uso correto pode
transformar-se num princípio pedagógico que vai dinamizar a ação, a
interatividade, a produtividade e o prazer do aluno em usá-la e, se possível,
dominá-la. O conhecimento e o domínio das tecnologias trazem enormes vantagens
para professores e alunos na vida social, criando novos cenários pedagógicos na
produção e difusão de conhecimentos, como também redimensiona os próprios
mecanismos intelectuais do
ensino-aprendizagem.
É a tecnologia a serviço do homem
e da educação, e não o oposto, ou seja, o professor não fica menos importante.
A máquina faz do professor uma figura ainda mais indispensável e humana.
Atividade: Noção de igual e diferente (comparação)
Faixa etária: 4 a 6 anos (Jardim A / Jardim B).
Justificativa:
A presença da matemática na
educação infantil atende às necessidades das próprias crianças de construírem
conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e a necessidade social. Devemos propor atividades
para prepará-las melhor para viverem em um mundo que exige, cada vez mais,
diferentes conhecimentos e habilidades, ampliando suas experiências na área
para resolver problemas do seu cotidiano e nas situações de aprendizagem.
Material: 1 caixa com sucatas
variadas.
Desenvolvimento:*O professor apresenta às crianças dois objetos diferentes mas da mesma qualidade.
Exemplo: Um copo e uma garrafa.
*Explorar, com as crianças, que tanto o copo quanto a garrafa são feitos de vidro, mas possuem formas diferentes.
*Pedir às crianças que busquem na caixa, sucata, um a um, dois objetos feitos com o mesmo material mas possuem formas diferentes.
*Deixar que cada aluno mostre os seus objetos e fale sobre eles (por que são diferentes na forma).
Observação: Solicitar às crianças que falem utilizando frases completas.
Ex.: A garrafa é diferente do copo.
Variação:
Fazer a mesma atividade com objetos da mesma forma, mas de materiais diferentes.
Ex.: copos de vidro e de plástico, colheres de metal e de plástico, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário