segunda-feira, 14 de maio de 2018

Linguagem e Educação - Análise Reflexiva


Trabalhar com crianças pequenas demanda do professor um real interesse por suas falas, atenção aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, buscando sempre um maior entendimento de sua perspectiva de ver e pensar o mundo, desenvolvendo uma atitude investigadora, interessada e curiosa em relação ao seu desenvolvimento e aprendizagem.
A fala da criança traz o seu modo próprio e particular de pensar e ele não pode ser confundido com um falar aleatório.
O desenvolvimento da linguagem está associado à existência e a maturação de centros cerebrais, sem os quais ela não poderia se desenvolver e de estimulações exteriores. As funções psíquicas são constituídas à medida que são utilizadas, sempre na dependência do legado cultural da humanidade e do marco da cultura em que se vive.
Quanto mais se sabe sobre a forma pela qual as crianças estabelecem relações entre as coisas, sobre a sua perspectiva particular de pensar, mais se tem certeza de que as mesmas estão continuamente tentando compreender o mundo em que vivem, tentando ampliar o que sabem dele, verbalizando suas ideias e percepções na busca de confirmação para prosseguir ou parar a elaboração de suas hipóteses. Atribuir intenção comunicativa a todas as enunciações das crianças, mesmo àquelas para as quais não há um sentido imediato; desvendar e resgatar as relações por trás das palavras é a maior contribuição para que prossigam em suas buscas.
Atividade:
Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista, é uma valorização da interação e do diálogo por excelência. Dialogar supõe ver e ouvir o interlocutor, no caso, a criança, de acordo com as características que lhe são próprias.
As atividades verbais são importantes para conduzir a criança a expressar-se com desinibição, espontaneidade e se fazer entender.
A linguagem oral poderá ser trabalhada através de conversas informais, conversas dirigidas, produção de histórias, hora da novidade, jornal falado, comentários de histórias, dramatizações, etc.

Exemplo:

1- Poderemos ler uma história, mostrar as cenas, e perguntar:
*O que está acontecendo?

*O que aparece na cena?
*O que vocês acham que vai acontecer depois desta cena?

*Se vocês fossem o personagem principal o que você faria?
*Quantos personagens tem nessa história?

*Qual o nome dos personagens?

2- Todos fechem os olhos e imaginem uma história, a professora deverá escutar cada um e tentar ajudar o aluno, que apresentar dificuldade. Propor dramatizar a história com fantoches.
 Assim, podemos refletir que a importância da linguagem não reside apenas nas possibilidades de comunicação e inserção social. Ela faz parte da constituição de diferentes operações intelectuais e da memória.
Para as crianças, não só os humanos podem falar, pensar, ter sentimentos, mas também as plantas, animais, pedras, objetos e todo o mundo inanimado, o que torna possível que esses seres também falem e sintam. Por isso, o reconto de histórias conhecidas, se torna um recurso apropriado para trabalhar a linguagem oral, buscando aproximação das crianças com as características narradas e descrição dos personagens, cenários e objetos, com a ajuda, quando necessário. Assim, as ideias e teorias que as crianças criam para compreender e explicar o mundo são sempre bastante originais em diferentes situações comunicativas.
 
Referências Bibliográficas:

AROEIRA, M.L.C.;SOARES, M.I.B.; MENDES, R.E.A. Didáticas da pré-escola: vida de criança, brincar e aprender. São Paulo: FDT, 1996.
AROEIRA, M.L.C.Projetos para a Educação Infantil.Ed.Dimensão, 2004
KAMII, C.;DEVRIES,R. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
MOLL, L.C. Vygotsky e a educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MACHADO, ELAINE ROSE, Método Dinâmico de Ensino: Síntese dos Referenciais Curriculares Nacionais. Ed.Rideel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...