A escola é um espaço cujos
diferentes, com suas diferenças, se encontram e partilham os mesmos objetivos-
aprender.
A educação é, em essência, aquela
que prepara e modifica hoje, aquilo que foi ontem, para a construção de um
futuro e, consequentemente, a mudança de estado de consciência de um povo.
Uma proposta de tal natureza precisa
ser efetivada como um "caminhar contra o vento" e, como uma
experiência pontual de sucesso, superar modismos, seguindo uma historicidade ao assumir o compromisso com uma
visão de homem, de sociedade e de mundo cujos embasamentos filosóficos,
epistemológicos, políticos e pedagógicos estejam contextualizados com a
realidade em pequenos espaços-tempos de culturas próprias, permitindo
desenvolver uma experiência de interação entre diferentes, na qual cada um
aprende e cada um ensina.
O desafio da escola consiste em
demonstrar que o conhecimento a ser tratado nunca deve ser compartimentado e
estanque, mas sim complexo, englobante e vinculado aos aspectos da vida
cotidiana na família e na sociedade, instrumentalizando os sujeitos para
acompanhar os avanços do mundo/meio em que vivem, como fio condutor do processo
ensino- aprendizagem de forma significativa nas suas condições de existência no
campo social, na escola ou a partir dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário