1-
De que forma relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura
organizacional democrática? O que muda nos processos decisórios? Quais os
benefícios advindos para professores, alunos funcionários, pais e comunidade,
considerando esse modo de gerir a escola?
O Projeto Político
Pedagógico vem contribuir e contemplar a missão da escola ou marco referencial,
ajudando no alinhamento de percepções de todos os envolvidos. Nas relações
horizontais, através do PPP, o gestor pode conseguir que todos olhem para o
mesmo lado e compartilhem os mesmos ideais e, dessa forma, tornem-se parceiros,
facilitando o processo de gestão da escola. Suas estratégias são o diálogo e a
contribuição pessoal de todos os envolvidos para que o consenso da maioria encontre
a melhor solução para mudanças no contexto escolar.
Assim, os processos
decisórios assumem uma imagem de credibilidade, fundados na reflexão e no poder
de decisão de todos os envolvidos, beneficiando aos membros, um exercício de
democracia, pois envolvem representantes do corpo docente, dos estudantes, dos
funcionários, da direção da escola, dos pais e da comunidade.
A prática coletiva
beneficia o crescimento no exercício da capacidade de pensar, de indagar,
duvidar, de experimentar hipóteses de ação, programar e não apenas seguir o que
é imposto a eles, ou seja, desenvolve a autonomia dos membros da comunidade
escolar e permite a conquista de novas possibilidades e experiências na
melhoria da escola, principalmente, para a qualificação do processo ensino-aprendizagem.
2)Em
sua opinião, qual o papel do gestor escolar, no sentido de fomentar e de
preservar a gestão democrática na escola? Dê exemplos:
È de fundamental
importância que o gestor escolar estimule a incorporação das propostas
pedagógicas pelos grupos envolvidos, garantindo assim a coerência entre o
discurso veiculado e a prática realizada, lembrando que a escola não funciona
em função dos interesses privados de uns ou de outros, mas dos objetivos
estabelecidos coletivamente.
O gestor deve fazer uso
pleno de sua liderança no desenvolvimento de um clima democrático através de
encontros periódicos formais ou informais, integrando professores, funcionários,
pais e alunos bem como propondo a realização de discussões e replanejamento de
questões que envolvam todos os presentes.
Quais
os elementos fundamentais à gestão escolar?
A Lei nº10576/95 define
as linhas da Gestão Democrática de Ensino Público, reforçando a idéia de
autonomia da escola. De acordo com o seu art.1, será exercida com vista à
observância dos seguintes preceitos:
I- autonomia dos
estabelecimentos de ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica;
II- livre organização
dos segmentos da comunidade escolar;
III- participação dos
segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados;
IV- transparência dos
mecanismos administrativos, financeiros e pedagógicos;
V- garantia da
descentralização do processo educacional;
VI- valorização dos
profissionais da educação;
VII- eficiência no uso
dos recursos.
Analisando este artigo,
vemos a eficiência que deverá ter um gestor escolar, pois a autonomia que lhe é
transferida aumenta sua responsabilidade junto e com a comunidade escolar. Esta
abertura concedida na presente lei da Gestão Democrática nos faz analisar se
realmente as escolas estão prontas para esse papel que passou a exercer, com
autonomia, poderes de decisão e participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário