sexta-feira, 7 de julho de 2017

Compartilhando Saberes- Gestão Escolar

1- De que forma relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura organizacional democrática? O que muda nos processos decisórios? Quais os benefícios advindos para professores, alunos funcionários, pais e comunidade, considerando esse modo de gerir a escola?
O Projeto Político Pedagógico vem contribuir e contemplar a missão da escola ou marco referencial, ajudando no alinhamento de percepções de todos os envolvidos. Nas relações horizontais, através do PPP, o gestor pode conseguir que todos olhem para o mesmo lado e compartilhem os mesmos ideais e, dessa forma, tornem-se parceiros, facilitando o processo de gestão da escola. Suas estratégias são o diálogo e a contribuição pessoal de todos os envolvidos para que o consenso da maioria encontre a melhor solução para mudanças no contexto escolar.
Assim, os processos decisórios assumem uma imagem de credibilidade, fundados na reflexão e no poder de decisão de todos os envolvidos, beneficiando aos membros, um exercício de democracia, pois envolvem representantes do corpo docente, dos estudantes, dos funcionários, da direção da escola, dos pais e da comunidade.
A prática coletiva beneficia o crescimento no exercício da capacidade de pensar, de indagar, duvidar, de experimentar hipóteses de ação, programar e não apenas seguir o que é imposto a eles, ou seja, desenvolve a autonomia dos membros da comunidade escolar e permite a conquista de novas possibilidades e experiências na melhoria da escola, principalmente, para a qualificação do processo ensino-aprendizagem.
2)Em sua opinião, qual o papel do gestor escolar, no sentido de fomentar e de preservar a gestão democrática na escola? Dê exemplos:
È de fundamental importância que o gestor escolar estimule a incorporação das propostas pedagógicas pelos grupos envolvidos, garantindo assim a coerência entre o discurso veiculado e a prática realizada, lembrando que a escola não funciona em função dos interesses privados de uns ou de outros, mas dos objetivos estabelecidos coletivamente.
O gestor deve fazer uso pleno de sua liderança no desenvolvimento de um clima democrático através de encontros periódicos formais ou informais, integrando professores, funcionários, pais e alunos bem como propondo a realização de discussões e replanejamento de questões que envolvam todos os presentes.

Quais os elementos fundamentais à gestão escolar?
A Lei nº10576/95 define as linhas da Gestão Democrática de Ensino Público, reforçando a idéia de autonomia da escola. De acordo com o seu art.1, será exercida com vista à observância dos seguintes preceitos:
I- autonomia dos estabelecimentos de ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica;
II- livre organização dos segmentos da comunidade escolar;
III- participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados;
IV- transparência dos mecanismos administrativos, financeiros e pedagógicos;
V- garantia da descentralização do processo educacional;
VI- valorização dos profissionais da educação;
VII- eficiência no uso dos recursos.
Analisando este artigo, vemos a eficiência que deverá ter um gestor escolar, pois a autonomia que lhe é transferida aumenta sua responsabilidade junto e com a comunidade escolar. Esta abertura concedida na presente lei da Gestão Democrática nos faz analisar se realmente as escolas estão prontas para esse papel que passou a exercer, com autonomia, poderes de decisão e participação.


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