domingo, 17 de dezembro de 2017

Entre os Muros

    É possível que o desinteresse pedagógico dos alunos exclusos seja capaz de produzir uma reação depressiva (que não é apenas origem, mas pode ser consequência do próprio insucesso e rotulações), que secundariamente se estabiliza, sendo sustentado pelo desinteresse escolar, ou que é camuflado por meio da organização de um falso self no qual vão ancorar condutas antiescolares e de contracultura escolar.
    O insucesso e desinteresse escolar dificultam o desenvolvimento na questão das aprendizagens, ou seja, a condição primeira para o insucesso é que o próprio sujeito esteja convencido que é incapaz, e, para tanto, a estrutura social vigente mantenedora das diferenças, presente no espaço escolar, contribui muito bem.
    O professor deve desenvolver investigações na prática educacional, não limitando-se apenas a esta sub-área educacional que o filme retrata, buscando dessa forma, contribuir com a transformação da realidade, na qual o fator educativo é apenas um componente do processo cidadão e que o diálogo em sala de aula, é um dos fatores que permite vivenciarmos, discutirmos e refletirmos, abrindo possibilidades de uma educação não livresca e descobrindo o potencial do planejamento participativo, enquanto etapa de investigação-ação educacional.
Sabemos que deveríamos ter uma política educacional governamental justa e adequada, no sentido de promover condições para o trabalho educacional, mas como bem disse Paulo Freire "o professor antes de tudo deve ser também político, para desenvolver a ação social que lhe é atribuída".
    A escola cabe realizar um trabalho integrado com objetivos e fins comuns. Por isso a necessidade de conviver com a comunidade, vivenciar seus problemas mais prementes, diagnosticar sua situação global entre escola- família - comunidade.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...