O envolvimento da aprendizagem depende da prontidão e
da disposição do aluno, do professor e do contexto da sala de aula, onde teoria
e prática são vivenciadas.
O
caminhar pedagógico deve ser orientado por uma metodologia em que os saberes se
relacionam e são construídos de forma histórica e contextualizada, cabendo a
nós professores mediar esse processo.É preciso preparar boas aulas, exercícios,
temas de debates, dominar técnicas didáticas, conhecer as condições concretas
de vida e de trabalho, a fim de saber quais são as efetivas desvantagens e
quais são as positividades dos alunos.
A
qualidade do conteúdo tornado realidade é o resultado da interação adaptativa
entre a qualidade cultural e pedagógica onde mantém os alunos como indivíduos e
a escola como instituição.
Compete
ainda aos professores responder pela dimensão ética, quer dizer, pela formação
dos valores, das atitudes e dos procedimentos para que os alunos sejam membros
ativos e úteis à sua comunidade.
Esta é a
base do denominado construtivismo enquanto proposta do conhecimento, é com os conceitos adquiridos que construímos
novos conceitos.
Através
destas ações a realidade é transformada e, ao mesmo tempo, as experiências
aprimoram-se na produção dos saberes. Sem ação do aluno não há aprendizagem.
A escola
não pode ser um clube de lazer, mas é hora de deixar de ser um tempo-espaço do
tédio. Sem motivação e interesse fica comprometida a aprendizagem, sem prazer
não há escola boa.
O melhor
professor é aquele que ensina a aprender, tendo como maior aliado a realidade
que envolve seus alunos em desafios cada vez mais complexos, tornando as
atividades em momentos de prazer.
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