segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Experiências Felizes na Escola


O envolvimento da aprendizagem depende da prontidão e da disposição do aluno, do professor e do contexto da sala de aula, onde teoria e prática são vivenciadas.

     O caminhar pedagógico deve ser orientado por uma metodologia em que os saberes se relacionam e são construídos de forma histórica e contextualizada, cabendo a nós professores mediar esse processo.É preciso preparar boas aulas, exercícios, temas de debates, dominar técnicas didáticas, conhecer as condições concretas de vida e de trabalho, a fim de saber quais são as efetivas desvantagens e quais são as positividades dos alunos.

     A qualidade do conteúdo tornado realidade é o resultado da interação adaptativa entre a qualidade cultural e pedagógica onde mantém os alunos como indivíduos e a escola como instituição.

     Compete ainda aos professores responder pela dimensão ética, quer dizer, pela formação dos valores, das atitudes e dos procedimentos para que os alunos sejam membros ativos e úteis à sua comunidade.

     Esta é a base do denominado construtivismo enquanto proposta  do conhecimento, é com os conceitos adquiridos que construímos novos conceitos.

     Através destas ações a realidade é transformada e, ao mesmo tempo, as experiências aprimoram-se na produção dos saberes. Sem ação do aluno não há aprendizagem.

     A escola não pode ser um clube de lazer, mas é hora de deixar de ser um tempo-espaço do tédio. Sem motivação e interesse fica comprometida a aprendizagem, sem prazer não há escola boa.

     O melhor professor é aquele que ensina a aprender, tendo como maior aliado a realidade que envolve seus alunos em desafios cada vez mais complexos, tornando as atividades em momentos de prazer.

 

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Perceber para inovar

Viver as possibilidades de transformação é reinventar nossas aprendizagens. É necessário ter coragem. Coragem em acusar. Coragem em assumir a solidão de ser diferente. Coragem em romper com o velho. Coragem em construir o novo. Coragem de fazer nascer uma nova educação. Nela, não se ensina, nem se aprende, se desafia para novos horizontes do conhecimento.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Desafios e mudanças

Nesse momento, urge dar um novo significado ao espaço escolar, transformando-o em espaços vivos de interações, aberto ao real e às múltiplas dimensões.
Nossos passos devem ser fortes cheios de esperança, porque se acredita no homem, acredita-se na possibilidade das ideias que se tentou expor e que se pretende assumir e aperfeiçoar no exercício do desenvolvimento da qualificação profissional.
Deixo uma reflexão para os leitores que dão uma espiadinha no meu blog: O que torna o professor uma pessoa significativa?



terça-feira, 6 de setembro de 2016

Professor Transformador

   É necessário avaliar a questão do planejamento como opção metodológica durante o desencadear do processo de ensino, descobrindo assim possibilidades e/ou resultados que possam contribuir com a busca da aproximação entre a escola que temos e aquela escola que a comunidade escolar deseja.
Embora seja um trabalho desafiador e sedutor , encontramos algumas dificuldades como: o medo inerente a qualquer tipo de grande mudança, exigindo novas estruturações e posicionamentos, saída do comodismo e muitas vezes exigindo grandes sacrifícios.
Precisamos deixar de ser um mero espectador para poder fazer história!

Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...