Os
estudos de Emília Ferreiro têm uma grande contribuição na prática da sala de
aula, objetivando compreender como o aluno aprende. Descreve o percurso que o
aluno faz de maneira particular na aquisição da leitura e escrita. Todos os
alunos são capazes de conhecer, progredir, crescer, cada um no seu tempo, modo
e ritmo.
A
criança desde o seu nascimento é construtora de conhecimento. Muitas crianças
antes de ingressarem na escola têm contato com a escrita de diversas maneiras:
cartazes na rua, jornais, revistas, embalagens de produtos, bulas de remédio
etc. A alfabetização é um processo que começa antes da criança ingressar no
ambiente escolar. Conforme Azenha (1999, p. 40) “Ao ingressar na série onde
começa a ocorrer o ensino sistemático das letras, a criança já detém uma grande
competência linguística que não é considerada [...]”.
O
processo da alfabetização acontece por meio de etapas, com avanços e recuos,
até a criança dominar o código linguístico. As etapas ocorrem independentemente
da classe social da criança, variando apenas em função da idade. Por meio dos
níveis estruturais da linguagem da escrita podem-se explicar as diferenças
individuais das crianças e seus diferentes ritmos. Saliento também que os
jovens e os adultos percorrem as mesmas etapas que as crianças para a aquisição
da leitura e da escrita.
O
processo de evolução da aquisição da linguagem escrita se apresenta em cinco
níveis: Pré-Silábico, Intermediário I, Silábico, Silábico-Alfabético ou
Intermediário II e Alfabético, de acordo com o livro: “Psicogênese da Língua
Escrita”, escrito por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
Colega, concordo com você quando diz que a criança é construtora do próprio saber, e decorre através das etapas pertinentes a idade, estive lendo suas postagens e achei de uma relevância plena, você procura colocar vida nas palavras, o que me faz perceber o quanto ainda tenho de aprender.Continue assim. beijos.
ResponderExcluir