sábado, 31 de outubro de 2015

Erotização dos corpos infantis

Nas leituras realizadas na interdisciplina "Infâncias de 0 a 10 anos"fiquei preocupada com o futuro de nossas crianças que enfrentam os bombardeios da mídia. No texto sobre "Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo"de Jane Felipe e Bianca Salazar Guizzo,são sitados parágrafos onde nos relatam  que o corpo infantil vem sendo alvo de constantes e acelerados investimentos, ou seja, denominados pequenos consumidores. Ao mesmo tempo em que elas têm sido vistas como veículo de consumo, é cada vez mais presente a ideia da infância como objeto a ser apreciado, desejado, exaltado, numa espécie de pedofilização generalizada da sociedade. 
A criança muitas vezes é colocada em situações de erotização por intermédio dos adultos que promovem e expõem sua inocência através de roupas inadequadas, transformações exageradas para desfiles ou participar de propagandas que demonstram ingenuidade e sedução. Cabe aos responsáveis o cuidado e a preservação da infância que está sendo podada da sociedade. Até onde é saudável acelerar o crescimento de uma criança para satisfazer nossos desejos? O que pode parecer certo hoje, amanhã poderá fugir do controle familiar. Não tente colocar a culpa nos veículos de comunicação, porque antes de qualquer contato visual, existem valores que podem ser trabalhados em casa, quer um exemplo? LIMITES! 

                                                      ABRAÇOS!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Tecnologia e Educação

     Hoje inicio refletindo sobre a tecnologia na educação. Estou participando de uma escrita colaborativa em um grupo com oito colegas. Nosso trabalho está sendo desenvolvido através dos recursos tecnológicos, em que cada aluno é um sujeito ativo em interação com os outros tendo livre acesso ao conhecimento textual produzido. A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. O que aprendi com essa proposta foi que devemos respeitar as diferenças individuais, desenvolver a construção social e compartilhada do saber, ser dinâmico, ter compromisso nos processos de reflexão incrementados pelo aumento de interações qualitativas na abordagem do tema.
    A educação deve se valer da evolução da tecnologia para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando ações em que o conhecimento e o fazer se constituam.
 
 Para todos os profissionais da área da educação deixo uma frase de Lourival Lopes:
             "O problema não é nada para quem sabe que tem as chaves da solução dentro de si".
 
                                                                        Parabéns pelo nosso dia!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Caminho do Aprender

Continuação da postagem anterior...
Aos familiares cabe sim elogiar quando o esforço, o empenho infantil é real e se percebe que mesmo aquém do desejado o filho está se superando no caminho do objetivo. Caso não aconteça assim, não há razão para os pais prometerem a ela prêmios para se esforçar, pois a recompensa é justamente ela ter a satisfação de ver seu esforço reconhecido. O importante é você saber como a educação acontece superando as naturais dificuldades que se possam encontrar pelo caminho.
Boas palavras, programas em família, abraços, beijos, atenção especial são as melhores recompensas para os filhos, porque são prêmios que ajudarão para formação de uma educação transparente e motivadora.
                                                              Abraços!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Reflexão- Psicopedagogia por Maria Irene Maluf

Quero compartilhar com vocês um artigo que li numa revista PSIQUE (ANO IX, nº114) em um consultório médico essa semana com o título " O caminho do APRENDER": Educar é sem dúvida uma das tarefas mais complexas que existem. Uma das mais longas, emocionalmente envolvente, e por isso arriscada...
A missão de educar requer atenção e responsabilidade, pois trata-se de formar um ser humano atuante e independente para a sociedade futura. Ademais, em uma época em que tudo acontece e se modifica rapidamente, as relações entre os fatos se desdobram com muita velocidade.
É importante ensinar aos pequenos que a vida toda deve ser composta de atos planejados, que a cada ação corresponde de fato a uma consequência e que os pais estão lá para ajudar, orientar, mas nunca para os enganar, fingindo que estão sendo ótimos quando não estão, que fizeram o melhor que podiam, quando evidentemente não houve comprometimento. Nesse início a autora da matéria estava levantando a questão sobre o elogio fácil, da premiação gratuita, por aquilo que não representa esforço pessoal. O ensinar não depende somente da escola, as orientações devem partir de casa prevenindo as dificuldades que se possam encontrar pelo caminho. Os pais devem se lembrar que o sucesso e o fracasso escolar dependem em grande parte do esforço do estudante, e diariamente, principalmente enquanto a criança é pequena, devem mostrar como estudar em casa, como dividir seu tempo entre as obrigações e as diversões, também muito necessárias, assim como o convívio familiar e social.
                           A conclusão do artigo será colocado na próxima postagem! Até breve!

id vs superego


Parabéns Colegas Pedagogos

Parabéns a todos "Pedagogos" que dedicam cada minuto de suas vidas na arte de educar!                                         O...